Skip to content

Lasanha de Soja e Courgetes

lasanha de soja e courgetesA soja proporciona diversos benefícios para a saúde. Esta é a melhor alternativa para suceder o trigo. Auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim, o LDL, e ajuda a elevar os níveis de HDL, o colesterol bom. Este alimento também possui isoflavonas, substâncias que ajudam a atenuar os efeitos da menopausa e evitar a perda de massa óssea.

A soja é rica em proteínas, nutriente que auxilia no crescimento de crianças, na formação e manutenção dos órgãos e na cicatrização. Assim, ela pode ser um bom substituto para a carne. Também é rica em fibras, por isso, o seu consumo ajuda a melhorar o trânsito intestinal. O fósforo, nutriente que auxilia na manutenção do cálcio nos ossos, também é muito presente neste grão. O grão ainda possui boa quantidade de vitamina K que é necessária para o mecanismo de coagulação sanguínea.

Aposta numa receita com soja? Então experimente esta Lasanha de Soja e Courgetes!

Ingredientes necessários à confeção desta receita

  • 2 chávenas de nacos de soja
  • folhas de lasanha pré cozinhadas
  • 2 cebolas
  • 1 quilo de tomate pelado de lata
  • 2 curgetes cortadas finamente
  • 100 gramas de queijo parmesão ralado
  • 2 dentes de alho
  • 1 raminho de tomilho
  • 1 colher de chá de açúcar
  • sal e pimenta
  • 4 colheres de sopa de azeite

Preparação da receita de Lasanha de Soja e Courgetes

Numa tigela, demolhe os grãos de soja em água, durante 30 minutos a 1 hora. Durante esse período, é muito importante, trocar de água pelo menos 2 vezes. Findo esse tempo, escorra bem, a água, e reserve.

Corte uma cebola em meias luas e deixe alourar em duas colheres de azeite. De seguida junte os tomates, o alho bem picado, o tomilho e o açúcar. Tempere com sal e pimenta, e deixe cozer em lume médio, durante 15 minutos, mexendo de vez em quando.

Numa frigideira anti-aderente, aqueça duas colheres de azeite, pique a outra cebola, e deixe alourar. Pique a soja e junte na frigideira. Tempere com sal e pimenta.

Entretanto, prepare o forno e aqueça a uma temperatura de 180ºC.

Num tabuleiro de forno ou pirex, coloque uma camadinha de molho tomate, de seguida, faça uma camada com as folhas de lasanha. Por cima, adicione uma camada de soja picada e tomate. Cobrir com folhas de lasanha e a curgete. Adicione, mais uma camada de soja picada, folhas de lasanha e por cima curgete, terminando por ultimo com o molho de tomate.

Finalize, polvilhando com o queijo parmesão, e leve ao forno, cerca de 40 minutos.

Deixe repousar um pouco antes de servir.

Receita calculada para cerca de 4 pessoas.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Siga o Receitas Já

Receba as nossas receitas, indique o seu endereço de email: