Skip to content

Receita de Açorda de Bacalhau

acorda-bacalhau-rj-150x150 Receita de Açorda de BacalhauE aqui está mais uma das muitas maneiras de utilizar o bacalhau e fazer refeições realmente maravilhosas. O bacalhau é um alimento muito típico na culinária portuguesa e, por isso, são diversas as receitas que podemos encontrar. Raras são as receitas com bacalhau que não agradam!

Para além de bom, o bacalhau é, também, um alimento saudável. Para os diabéticos é um óptimo alimento, uma vez que não tem açúcar nenhum; é óptimo para o crescimento pois tem tantas proteínas como um bife; é um peixe muito rico em cálcio, o que pode trazer benefícios aos problemas de osteoprose. Enfim, são muitas as qualidade que aqui se poderiam enumerar, mas na verdade vamos passar para aquilo que agora nos interessa…..a Receita!

Ingredientes necessários à confeção desta receita

  • 1 cebola média
  • 3 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 1 tomate grande maduro
  • 2 postas de bacalhau
  • água da cozedura do bacalhau
  • 3 pães
  • 2 ovos

Preparação da Receita

Assim, para dar inicio a esta maravilhosa e rápida receita, comece por colocar numa frigideira a cebola cortada às rodelas e os três dentes de alho bem picadinhos, a folha de louro e o azeite. Leve tudo ao lume a refogar, até que a cebola fique ligeiramente transparente. De seguida, pode juntar o tomate madurinho, cortado em pequenos pedaços.

Num tacho, coloque as duas postas de bacalhau cobertas por água, e dê-lhes uma fervura. Assim que o bacalhau estiver cozinho, lasque-o de forma grosseira e junte-o ao refogado. Deixe apurar um pouco, e vá acrescentado uma quantidade suficiente da água de fervura do bacalhau. Faça tudo isto de uma forma rápida, para que nada fique desfeito.

Agora, junte os três pães cortados aos bocadinhos e vá acrescentando mais água da fervura do bacalhau, para que a açorda não fique seca. Finalmente, coloque os dois ovos e misture tudo muito bem. Convém que a açorda fique com uma consistência cremosa.

Bom apetite!

De certeza que irá repetir!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *