Skip to content

Receita de Pasteis de Nata

receita-pastel-nata-2-rj-150x150 Receita de Pasteis de NataO Pastel de nata  e uma especialidade da doçaria portuguesa sendo nomeado em 2011 uma das 7 maravilhas da gastronomia Portuguesa.

Esta receita de pasteis de nata vai explicarmos como  fazer o creme e a massa folhada do pastel, sendo que a massa folhada pode servir para outras receitas.

Ingrediente para o Creme

  • 6 gemas de ovos
  • 2, 5 dl de  agua
  • 1/2 kg de Açúcar
  • 1 casquinha de limão
  • 1 pau de canela
  • 0,5 litros de leite
  • 60 gramas de farinha de Trigo

Ingredientes para a massa folhada

  • 50 gramas de manteiga
  • 150 gramas de manteiga própria para folhados
  • farinha para polvilhar
  • 1,25 dl de agua
  • sal
  • 250 gramas de farinha de trigo

Preparação dos Pasteis de nata

Iniciamos começando pelo creme e desfazendo a farinha num pouco de leite ate ficar completamente desfeita. Ferver o resto do leite com as casca de limão e o pau de canela. Deitar o leite fervido juntamente com a farinha anteriormente dissolvida, deixe ferver em lume moderado, mas sempre mexendo no fundo para não pegar. Retirar do lume assim que levantar fervura.

Separadamente deixe ferver a agua com o açúcar durante 3 minutos e retire. Depois vamos misturar com o preparado que fizemos anteriormente, deixando cair em fio e mexendo sempre muito bem.

Agora vamos fazer a massa folhada colocando a farinha numa mesa ou superfície lisa, abrindo uma cavidade no centro. De seguida vamos adicionar um pouco de sal e agua e começar a envolver a farinha no centro com a agua. Devemos envolver bem, amassar e bater muito bem a farinha para ela ficar elástica. Fazer uma bola e deixar a repousar durante 30 minutos.

Entretanto vamos misturando muito bem as manteigas até ficar uma pasta muito bem ligada e mole, capaz de ser trabalha com uma espátula.

Vamos estender a massa com um rolo, não esquecendo de puvilar com muito pouca farinha, o mínimo possível e o suficiente para não pegar nem ficar com muita farinha agarrada. A massa deve de ficar com uma espessura de mais ou menos 3 milímetros e bem lisa. Espalhar sensivelmente 1/3 da manteiga em coima da massa mas com muito cuidado para não a arranhar. Dobrar em 3 partes de deixar descansar 5 minutos. Repetir este passo mais 1 vez, ou seja devemos estender a massa barrar com 1/3 da manteiga e deixar descansar 5 minutos.

De seguida vamos novamente espalhar o ultimo 1/3 da manteiga e começamos a enrolar a massa em forma de charuto, esticando o mais possível. Depois de acabarmos de enrolar colocamos sobre a mesa e rolamos a massa sobre a mesa de forma a ficar certinha e com um diâmetro sensivelmente de 2,5 centímetros.

Agora vamos cortar a massa com 1,5 centímetros de espessura e colocar dentro da formas de para pasteis de nata.

Com os polegares molhados em agua fria vamos começar a fazer pressão na rodela de massa e andando sempre à volta para que a massa se estenda de forma uniforme ate aos bordos da forma, devendo deixar a massa ligeiramente mais grossa no bordo, porque é ai que ela vai folhar, ou seja no fundo e lados a massa fica ligeiramente mais fina e nos bordos um pouco mais grossa.

Depois de por os formas com a massa folhada vamos pô-las num tabuleiro.

Com o creme quase frio, vamos juntar as 6 gemas e misturar muito bem.

Com a ajuda de um funil, vamos deitar o creme dos pasteis de nata, enchendo quase até aos bordos, não devendo cair creme na borda superior da massa folhada.

Devemos aquecer o forno, com temperatura superior a 200 ºc (200 é o mínimo ) para que os pasteis de nata cozam rapidamente antes de o creme começar a fervilhar.

Retirar do forno e desenformar os pastéis com a mão ou se não conseguir, com a juda de uma faca, mas com cuidado para não estragar os pasteis.

Pode polvilhá-los, ou não, com canela em pó.

E assim se faz uma das maravilhas da Gastronomia portuguesa.

Bom apetite.

One thought on “Receita de Pasteis de Nata

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *