Skip to content

Receita de Tamboril com Molho de Natas

Receita de Tamboril com Molho de NatasO Tamboril é um peixe que permite fazer vários tipos de cozinhados, como o Tamboril com Molho de Natas. De sabor agradável e côr esbranquiçada, o tamboril, como tantos outros peixes, devem fazer parte da nossa alimentação, uma vez que o peixe geralmente apresenta um teor de gordura relativamente baixo. Comer peixe em vez de carnes vermelhas ou até mesmo carnes brancas, significa uma menor ingestão de gordura total.

A figura do tamboril é algo peculiar, ele tem uma cabeça desproporcional (grande) em relação ao resto do corpo, e a sua boca é sem-circular com dentes pontiagudos.

Desta forma, para realizar a receita de Tamboril com molho de Natas, vai necessitar dos seguintes ingredientes:

  • 600 gr de batatinhas
  • 4 tomates pequenos
  • 1,5 kg de rabo de tamboril
  • 1 molho pequeno de espinafres

Para o Molho irá necessitar de:

  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 4 chalotas
  • 2,5dl de natas
  • 2 dl de vinho branco
  • pimenta, sal, e pimenta em grão q.b

Preparação da Receita de Tamboril:

Para iniciar a receita de Tamboril com Molho de Natas, deve começar por ligar o forno a uma temperatura de 170º, para que este vá aquecendo. Entretanto, pegue no tamboril e retire-lhe os lombos, separando-os da pele.

Em cada lombinho que conseguir cortar, corte-o em três tiras no seu comprimento, deixando-as presas na extremidade. Com as tiras dos lombinhos de tamboril, faça uma trança, prendendo a extremidade com um fio de cozinha.

Coloque-as num recipiente, e leve-as ao forno tapadas, durante mais ou menos 20 minutos. De seguida, lave as batatinhas, coloque-as num tabuleiro e tempere com sal grosso. As batatas devem ir a meio do forno durante mais ou menos 30 minutos.

É chegada a altura de lavar os espinafres e cozê-los em água fervente temperada com sal. Pegue nos tomates, corte-os no topo, retire-lhes a polpa e leve-os ao forno durante cinco minutos. Passado o tempo, retire-os e recheie os tomates com os espinafres já escorridos.

Para o molho, deve picar as chalotas e refogue-as na manteiga sem que aloure. Deite o vinho branco e deixe que este se reduza a metade. De seguida acrescente as natas e, deixe novamente reduzir para metade. Deve temperar com sal e pimenta e cozinhar durante mais cinco minutos. Terminado este tempo, retire e sirva as tranças de tamboril com o molho e os legumes polvilhados com pimenta em grão.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Siga o Receitas Já

Receba as nossas receitas, indique o seu endereço de email: