Skip to content

Sericaia

sericaiaDoce da cozinha tradicional portuguesa, supõe-se que a origem do termo “Sericaia”, derive do malaio “serikaya” ou “srikáya”, que designa um doce confecionado com leite, ovos e açúcar.

A história conta que a receita chegou a Portugal vinda de Malaca com o regresso de D. Constantino de Bragança do Índico, em 1561. Mais tarde, já no inicio do século XIX terá sido levada para o Brasil por D. Aleixo de Bragança e daí também fazer parte da cozinha brasileira.

A Sericaia é uma excelente sobremesa e muito apreciados por todos os cantos de Portugal. No entanto, é no Alentejo que este doce faz parte das tradições gastronómicas.

Ingredientes necessários à confeção desta receita

  • 9 ovos
  • 90 gramas de farinha
  • 280 gramas de açúcar
  • 7,5 dl de leite
  • 1 limão
  • 1 pau de canela
  • Sal, canela em pó e manteiga q.b.

Preparação da receita de Sericaia

Iniciamos esta receita por ferver o leite com um pau de canela e a casca de um limão.  Quando este estiver já frio, retiramos o pau de canela e a casca de limão e dissolvemos nele a farinha com uma pitada de sal.

Em seguida, batemos as gemas com o açúcar e por fim envolvemos com o preparado do leite. Misturamos tudo muito bem, para que fique uma massa homogénea e sem gomos.

De seguida, levamos a lume médio para engrossar. Entretanto, batemos as claras em castelo bem firmes e juntamos ao preparado anterior depois de arrefecido.

Por fim, vertemos o creme num tabuleiro de pirex untado com manteiga, polvilhamos com canela e levamos ao forno a 220°C até a cobertura abrir fendas.

A Sericaia deve-se servir fria.

Bom apetite!

Receita calculada para 12 porções e com um tempo estimado de preparação de 50 minutos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Siga o Receitas Já

Receba as nossas receitas, indique o seu endereço de email: