A Ostra tem uma composição calórica baixa, e a sua digestão é muito fácil de fazer. Este alimento é composto por sais minerais, vitamina A, B e D. O fósforo, o iodo e o zinco, também fazem parte das suas propriedades. As Ostras tanto podem ser vendidas frescas como congeladas. Se as consumir frescas, os meses ideais serão Maio, Junho e Julho.
Pode encontrar diversas receitas de ostras, tais como, sopas, cremes, molhos e gratinados. Os Raviolis de Ostras são outra excelente opção para cozinhar este maravilhoso alimento.
Ingredientes necessários à confeção da massa
- 500 gramas de sêmola de trigo
- 100 gramas de farinha tipo 55
- sal
- água q.b.
- 1 pacote pequenos de tinta de choco
- 3 ovos
- 3 gemas
- 1 colher de sopa de azeite
- 5 gramas de beterraba desidratada
Ingredientes necessários para o recheio
- 1 quilo de ostras (o peso sem casca)
- 2 centilitros de azeite virgem
- 30 gramas de cebola picada
- sal
- pimenta preta
- 10 gramas de farinha
- 1 decilitro de natas
- 2 folhas de hortelã
Ingredientes necessários para o molho
- 100 gramas de manteiga amolecida
- 30 gramas de queijo parmesão ralado
- 8 folhas de salva
- água de cozer a massa
Preparação da massa
Comece por dividir por tigelas, as farinhas em três partes iguais.
Entretanto, triture a beterraba.
A uma das tigelas, junte a tinta de choco, a outra tigela junte a beterraba. Terá assim três misturas: uma neutra, uma preta e outra roxa. Distribua pelas três tigelas, os ovos , o sal, as gemas e o azeite. Com um robô de cozinha, bata na velocidade máxima durante cerca de três minutos, uma massa de cada vez. Tenha em conta que, em cada massa, adicionará a água necessária até formar uma bola.
No fim, terá três bolas, uma de cada cor. Cubra as bolas com um pano e deixe descansar, no frio, cerca de 30 minutos.
Vamos, agora, preparar o recheio. Para isso, coza as ostras em água com sal e azeite. Depois de cozidas, escorra, mas reserve essa água. Abra as ostras, e tire o miolo.
Numa frigideira, aqueça o azeite, e junte a cebola, deixando-a refogar. De seguida, junte as ostras. Tempere e salteie durante 30 segundos. Retire do lume. Escorra novamente e reserve.
Nessa mesma frigideira, polvilhe com a farinha e com uma vara de arames, mexa muito bem. Deite, então, a água das ostras e as natas e vá mexendo até ferver. Retire do lume.
Corte a hortelã em juliana, e deite sobre a mistura de ostras. Deixe arrefecer. Reserve.
De seguida, volte a preparar as massas, retirando-as do frio.
Com a ajuda de um rolo de cozinha e, sobre uma bancada limpa, estenda as três massas em rectângulo, de modo a obter um espessura fininha.
Coloque o recheio de ostra, deixando espaços, para que, de seguida, possa cortar a massa tentando dar formato de raviolis.
Para unir a massa nas pontas, pincele com um pouco de água.
Tendo os raviolis cortados e unidos, leve a cozer na água que cozeu as ostras, durante cerca de 2 minutos. Retire e escorra. Reserve.
Chegou o momento de preparar o molho. Assim, na frigideira, derreta a manteiga com o queijo parmesão e a salva. Retire do lume, e junte um pouco da água da cozedura da massa e mexa. Por ultimo, finalize, envolvendo os raviolis neste molho, e sirva.