Para os apreciadores de coelho aqui fica uma óptima receita, o Coelho à Vinhateiro. A carne de coelho é uma excelente fonte de proteínas, de ferro e de minerais, sendo considerado um alimento de fácil digestão. Uma pequena curiosidade…a carne de coelho jovem é branca e macia e apresenta um sabor suave, enquanto que a carne de coelho maduro, é mais escura, firme e com um sabor mais forte. Um coelho maduro pesa normalmente mais de 4 kg e tem cerca de 8 meses de idade.
Para dar inicio à confeção da receita de Coelho à Vinhateiro, vai necessitar dos seguintes ingredientes:
- 1 coelho com cerca de 1,3 kg previamente limpo e lavado
- ½ dl de azeite
- 60 gr de banha
- água qb.b
- 1 colher de polpa de tomate
- 150 gr de uvas passadas
- Salsa picada
- 8 triângulo de pão e óleo para fritá-los
- 1,300 gr de batatas pequeninas
Preparação da Receita de Coelho à Vinhateiro
Para iniciar a receita de Coelho à Vinhateiro, deve começar por cortar o coelho em pedaços de preferência deixando as mãos e as coxas inteiras.
Na parte da cabeça, retire a parte dos dentes, os olhos e abra-a ao meio no seu comprimento. Se fôr apreciador do fígado e do coração do coelho, deve deixá-los inteiros. Junto todos os pedaços na marinada, e deixe ficar de um dia para o outro.
Assim que pretender cozinhar o coelho, deve retirá-lo da marinada, e passar esta pelo escorredor, para conseguir separar a cebola. É, agora, altura de alourar os pedaços do coelho na banha, e escorra-os. Pegue num tacho, e a cebola que separou da marinada, deve ir agora a refogar juntamente com o azeite até alourar.
De seguida, junte o coelho, a marinada e a polpa de tomate. Deixe ficar a estufar em lume baixo, até que o coelho fique cozido. No caso de ser necessário, pode ir acrescentando água. Os pedaços de coelho devem ficar cobertas com o molho.
Depois de terminada a cozedura do coelho, retire-o para um prato, e passe o molho por um passador. É altura de rectificar os temperos e juntar o fígado e o coração cortados aos bocadinhos. Coloque, também, as uvas previamente lavadas. Deixe este molho levantar levedura e deite-o por cima do coelho.
Entretanto, frite os trangulos de pão em óleo bem quente, de seguida passe-os pelo molho do coelho e coloque-lhes salsa picada.
Numa travessa coloque o coelho e à sua volta disponhas as batatinhas cozidas e os triângulos de pão frito.
Marinada: Coloque 4 dentes de alho, sal e pimenta, muito bem pisados e misturados em conjunto, com 2,5 dl de vinho, 1,2 dl de vinagre tinto, um ramo de carqueja, 1 cebola e duas folhas de louro.
Obrigada. Era mesmo esta receita que andava à procura.
Adoro coelho e, desta maneira, deve ser delicioso.
Cumprimentos.
desculpem o comentàrio mas nao percebi a parte da marinada ,aonde , como e com què se faz a marinada .
obrigada