E quem ainda não ouviu falar dos famosos Pastéis de Belém? Bolo muito conhecido do nosso país, tem levado o nome de Portugal por esse mundo fora! É um doce que faz as delicias de muitas pessoas, e que sabe tão bem quando acompanhado por um bom café! Aqui não importa o tempo que demora a realizar este doce….o que importa mesmo é o resultado final! e de certeza que ficará muito agradado com a bela surpresa que vai ter!
Ingredientes necessários para a Massa Folhada
- 150 gramas de margarina para folhados
- 2,5 dl de água fria
- 250 gramas de farinha
- 50 gramas de margarina vegetal
- 1 pouco de sal
- farinha para polvilhar
Ingredientes necessários para o creme
- 500 ml de leite
- 60 gramas de farinha
- 1 pau de canela
- um pouco de casca de limão
- 7 gemas de ovo
- 2,5dl de água
- 500 gramas de açúcar
Preparação dos Pasteis de Belém
Para começar a elaborar o Creme do Pastel de Belém, deve começar por colocar num tacho, 60gr de farinha e um pouco de leite. Mexa com cuidado para que não crie os grumos. Entretanto, à parte, ferva o restante leite juntamente com a casca de limão e o pau de canela.
Quando este leite já tiver fervido, vá juntando a fio ao preparado inicial de farinha. Deve mexer muito bem e dissolver toda a farinha. Agora que tudo está junto, leve num tacho a lume brando e vá mexendo sempre com uma colher de pau, para que não pegue nada ao fundo do tacho. Quando levantar fervura, retire do lume e reserve.
Agora, leve a ferver 2,5dl de água e 500gr de açúcar, durante 3 minutos. Passado os 3 minutos, retire do lume e junte ao preparado anterior, mexendo muito bem. Com a ajuda de um passador, coe bem toda a mistura, retire a casca de limão, e o pau de canela.
Terá que aguardar que este creme fique totalmente frio. Assim que o creme estiver frio, pode juntar as gemas e misturar muito bem até obter um creme homogéneo.
Reserve este creme e passe à elaboração da massa.
Para fazer a massa, deve utilizar uma superficie plana, e coloque 250gr de farinha, abrindo um buraco no centro da mesma. Agora, deite um pouco de sal e 125ml de água. Vá misturando a farinha com a água, tendo em atenção que deve amassar de dentro para fora. (aos poucos pode ir colocando a restante água, mas se não fôr preciso não utilize toda). Vá amassando bem, até que consiga obter uma massa homogénea e que se descole das mãos. Depois, faça uma bola com a massa obtida, dê um corte em forma de cruz e polvilhe com farinha. Coloque a massa num recipiente, tapado com um pano, e deixe ficar a repousar durante 30 minutos.
Durante este tempo, com a ajuda de um garfo, misture as duas margarinas, já amolecidas à temperatura ambiente. Quando estiverem bem misturadas, divida-as em três pedaços iguais.
Na superfície lisa e enfarinhada, estenda a massa que esteve a repousar, e com a ajuda de um rolo de massa, estenda-a até obter um rectângulo com uma espessura muito fina e lisa. Com cuidado, coloque uma das três partes de margarina, por cima da massa e espalhe com a ajuda de uma espátula, sem que esta chegue aos rebordos da massa. De seguida, dobre as abas da massa para dentro de forma a que elas se encontrem ao centro (como se fosse um livro), unindo bem as pontas. Dobre novamente a massa, mas agora una uma ponta à outra no sentido do comprimento.
Estenda outra vez a massa e faça o mesmo que acabou de fazer anteriormente. Deve fazer isto mais duas vezes e, não se esqueça de utilizar a margarina.
Finalmente, estenda novamente a massa em forma de rectângulo, e com as suas mãos, enrole no sentido do comprimento e estique-a o máximo possível à medida que vai enrolando.
Agora, corte o rolo da massa que obteve, em pedaços de cerca de 3 centímetros. Unte as formas com margarina e coloque lá estes pedaços de massa com a parte cortada virada para cima. Utilizando o seu dedo polegar, faça pressão na massa e espalhe-a até aos bordos de forma a que estes fiquem mais grossos, deixando a mais mais fina no fundo.
Finalmente, coloque o creme que reservou inicialmente nas formas, mas tenha em atenção que não deve enchê-las muito. Leve ao forno já pré-aquecido a uma temperatura de 250ºC, até que ganhem umas manchas escuras no creme e a massa estar tostadinha. Quando estiverem prontos, desenforme sem que estejam frios, pois será mais difícil.
Se gostar, coloque um pouco de canela por cima.
Estão prontos!
Adoro estes pasteis. São tão bons!!