O Pudim de Batata-Doce é uma delicia! Fácil de fazer, é uma sobremesa perfeita!
A batata-doce tem um sabor muito peculiar, uma vez que é uma batata com sabor adocicado. É um alimento de grande valor energético, uma vez que é muito rica em carboidratos. A vitamina A, C e algumas do complexo B também fazem parte das qualidades da batata-doce.
Quando fôr comprar batata-doce, deve evitar as que têm raízes com inicio de brotação, uma vez que vão durar menos e perdem o seu valor nutritivo.
Deve ter atenção, e não deixar estar a batata-doce muito tempo no frigorífico. Enquanto ela aí estiver guardada, procure sempre que seja na parte mais baixa e em sacos de plástico.
Ingredientes necessários à confeção desta receita
- 225 gramas de açúcar
- 150 gramas de batata-doce
- 1 ovo
- 2.5 dl de leite
- 1 colher de sopa de margarina
- 1 1/2 de sopa de farinha
- raspa de 1 limão
- 2 colheres de sopa de vinho do Porto
- 1 colher de café de canela em pó
- raspas finas de limão q.b
Preparação da receita
Assim, para dar inicio à receita de Pudim de Batata-Doce, deve começar por cozer as batatas. Depois de cozidas triture-as.
Entretanto, numa caçarola, coloque 130gr de açúcar e salpique-a com umas gotas de água. Leve a lume brando, até conseguir obter o chamado “ponto de caramelo”. Assim que obtiver o caramelo, espalhe-o pelo interior da forma e reserve. Pode, agora, ligar o forno a uma temperatura de 190ºC para que este vá aquecendo.
Agora, é altura de misturar o puré de batata, anteriormente obtido, com o restante açúcar, e misture muito bem. Pode acrescentar todos os outros ingredientes, e bata tudo muito bem.
Assim que o preparado estiver pronto, pode deitá-lo para dentro da forma e leve-o ao forno, em banho-maria, durante mais ou menos uma hora.
Quando o pudim estiver cozido, retire-o do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme.
Para a decoração do pudim, utilize as raspas finas de limão.
Está pronto a servir!
Eu entendi bem:-são dois litros de leite?
Não percebi a quantidade de farinha que leva o bolo.. Pode me explicar de outra forma?? Agradecia 🙂
Muito bem explicado esta receita ou seja este sit nao tem como dar errado…………uma pergunta………nao tenho vinho do porto…pode ser outro?
Claro que sim, o sabor não ficará exactamente o mesmo, mas ficará igualmente bom.