O ananás contém vitaminas, minerais, oligoelementos e oferece inúmeras vantagens digestivas e diuréticas. Contém fibras que contribuem para evitar o cancro do cólon, substâncias que favorecem a circulação sanguínea. É bom para a hipertensão pela sua concentração de potássio. Protege o organismo de infeções e também ajuda a limpar as vias respiratórias.
A receita de Tarte de Ananás, para além de todos os beneficios anteriormente mencionados, é também uma excelente sobremesa, ou até mesmo ideal para um lanche. Sem grande dificuldade, rapidamente obterá uma maravilhosa tarte.
Ingredientes necessários à confeção desta receita
- 220 gramas de açúcar
- 70 gramas de manteiga
- 250 gramas de farinha
- 4 ovos
- 1 gema
- 1 lata de ananás em rodelas
- 1 colher de sobremesa de farinha maisena
- 1 colher de sobremesa de manteiga
- 1 colher de sopa de leite
- 2,5dl de leite
- Raspa de limão, leguminosas secas e geleia q.b.
Preparação da receita de Tarte de ananás
Iniciamos esta receita por preparar a massa. Para o efeito juntamos 2 ovos, 1 colher de sopa de leite, a farinha, 130 gramas de açúcar e 70 gramas de manteiga. Misturamos bem, fazemos uma bola e reservamos no frigorífico por 15 minutos.
Em seguida, untamos uma tarteira, estendemos a massa sobre uma superfície lisa enfarinhada e forramos a tarteira com a massa. Cobrimos a massa com leguminosas secas e levamos ao lume por 10 minutos, a 190 °C.
Entretanto, preparamos o creme. Num recipiente, juntamos o restante açúcar, as colheres de maisena e manteiga, a raspa de limão, os 2 ovos e a gema. Aquecemos o leite e, aos poucos, vamos juntá-lo aos ingredientes anteriores. Mexendo sempre, levamos ao lume até engrossar.
Por fim, retiramos as leguminosas da tarteira e vertemos nela o recheio. Cobrimos tudo com as rodelas de ananás, pincelamos com a geleia e levamos ao forno a 200°C, durante 15 minutos.
Bom apetite!
Receita calculada para 10 porções e com um tempo estimado de preparação de 1 hora.
Está apetitosa