Doce da cozinha tradicional portuguesa, supõe-se que a origem do termo “Sericaia”, derive do malaio “serikaya” ou “srikáya”, que designa um doce confecionado com leite, ovos e açúcar.
A história conta que a receita chegou a Portugal vinda de Malaca com o regresso de D. Constantino de Bragança do Índico, em 1561. Mais tarde, já no inicio do século XIX terá sido levada para o Brasil por D. Aleixo de Bragança e daí também fazer parte da cozinha brasileira.
A Sericaia é uma excelente sobremesa e muito apreciados por todos os cantos de Portugal. No entanto, é no Alentejo que este doce faz parte das tradições gastronómicas.
Ingredientes necessários à confeção desta receita
- 9 ovos
- 90 gramas de farinha
- 280 gramas de açúcar
- 7,5 dl de leite
- 1 limão
- 1 pau de canela
- Sal, canela em pó e manteiga q.b.
Preparação da receita de Sericaia
Iniciamos esta receita por ferver o leite com um pau de canela e a casca de um limão. Quando este estiver já frio, retiramos o pau de canela e a casca de limão e dissolvemos nele a farinha com uma pitada de sal.
Em seguida, batemos as gemas com o açúcar e por fim envolvemos com o preparado do leite. Misturamos tudo muito bem, para que fique uma massa homogénea e sem gomos.
De seguida, levamos a lume médio para engrossar. Entretanto, batemos as claras em castelo bem firmes e juntamos ao preparado anterior depois de arrefecido.
Por fim, vertemos o creme num tabuleiro de pirex untado com manteiga, polvilhamos com canela e levamos ao forno a 220°C até a cobertura abrir fendas.
A Sericaia deve-se servir fria.
Bom apetite!
Receita calculada para 12 porções e com um tempo estimado de preparação de 50 minutos.