Skip to content

Receita de Peixe Assado no Forno à Portuguesa

peixe-assado-forno-portuguesa-rj-150x150 Receita de Peixe Assado no Forno à PortuguesaA receita de Peixe Assado no Forno à Portuguesa é destinada a todos os peixes congelados como é o exemplo de ruivos, pescada, red-fishes, imperador etc.

 Ingredientes da cebolada:

  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola grande
  • 1,5 dl de azeite
  • 1 folha de louro
  • 1 raminho de salsa
  • 2 dl de vinho branco
  • 1 pimentão
  • 750 g de tomates maduros, podendo também optar por por tomate pelado de conserva (mais ou menos meio quilo)
  • 1,200 kg de batatas para acompanhar

 

Preparação do Peixe Assado no Forno à Portuguesa

Dê inicio à receita começando por lavar e limpar muito bem o peixe inteiro ou se desejar em postas para 4 pessoas. caso opte por cozinhar o peixe inteiro dê-lhe diversos golpes até à espinha não cortando em definitivo até ao fim. De seguida, proceda ao tempero com sumo de limão, sal e pimenta a seu gosto, podendo também, colocar fatias de toucinho ou presunto nos golpes feitos para possam dar um gosto ao seu peixe ainda mais saboroso. deixe ficar em repouso algumas horas para que o peixe tome o gosto dos ingredientes.

Preparação da cebolada:

Prepare uma caçarola e comece por deitar azeite juntando alho picado e deixe refogar um pouco. quando ficar o loirinho adicione a cebola cortada em meias-luas fininhas, adicionando em seguida o pimentão cortado às tiras e uma folha de louro. Deixe refogar bem sem esquecer de mexer de vez em quando para que o preparado não se agarre ao fundo da caçarola.

Assim que notar que o seu preparado está a começar alourar, adicione vinho branco seguindo-se do tomate. Tome atenção para que o tomate não seja adicionado sem qualquer pele nem pevides, cortado devidamente em lascas.

Tempere com pimenta e deixe apurar entre 3 a 5 minutos, retirando e reservando de lado. De seguida, num tabuleiro, unte-o bem com azeite ou se preferir com margarina e coloque o peixe la dentro.

Descasque as batatas e corte-as às rodelas bem grossas, passe-as por água e tempere-as com sal a seu gosto. De seguida coloque-as ao lado do peixe. Depois de as batatas estarem devidamente colocadas junto com o peixe regue com a cebolada e leve ao forno médio durante cerca de 20 a 40 minutos aproximadamente.

Pode servir no próprio recipiente ou se preferir pode mudar para outro a seu gosto e pode polvilhar com salsa picada e decorar a seu gosto.

Sugestão: Pode verificar que o peixe está assado quando com  ajuda de uma faca, notar que a carne se descola da espinha.

9 thoughts on “Receita de Peixe Assado no Forno à Portuguesa

  1. Zilda Neiva says:

    Que tal, para o almoco? O meu vai ser peixe assado mas nao propriamente esta receita embora semelhante.

    Responder
    • Receitas Já says:

      Boa Tarde. Qual é a variação na receita que vai fazer? Diga-nos para podermos fazer tambem.

      Responder
    • Receitas Já says:

      Boa Tarde. Qual é a variação na receita que vai fazer? Diga-nos para podermos fazer tambem.

      Responder
  2. Augusto says:

    Gosto muito do peixe assado no forno, com temperos.

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *