Para os grandes apreciadores de carne mal passada, os Medalhões de Vitela ao Roquefort são uma sugestão, que certamente fará a sua delícia.
Ingredientes necessários à confeção desta receita
- 4 medalhões de Vitela, pesando ao todo cerca de 1k
- 1 colher de sopa de manteiga
- sal
- pimenta preta
- 150 gramas de queijo roquefort
- 2 decilitros de conhaque
Preparação da receita de Medalhões de Vitela ao Roquefort
- Numa frigideira, de preferência anti aderente, bem quente, derreta a manteiga e aloure de seguida os medalhões de vitela. O objetivo desta receita é, deixar a carne, mal passada no interior. No entanto, se preferir bem passada, passe os medalhões para um grelhador, só com um pouquinho de azeite, e grelhe lentamente, enquanto tratará da restante receita.
- Coloque-os numa travessa refractária e reserve.
- Ligue o forno, para aquecer, a uma temperatura de 220ºC.
- Na frigideira, onde derreteu a manteiga e aloirou os medalhões de vitela, ficou um pouco do sabor e o suco. Assim, em lume brando, nessa frigideira, junte à manteiga e ao suco, o queijo roquefort esfarelado. Vá mexendo, para que todo o molho se envolva, e ganhe consistência.
- Quando o molho, estiver homogéneo, adicione o conhaque. Misture e flambeie levemente até ganhar corpo, durante mais cerca de 3 minutos.
- Verta o molho, sobre os medalhões, na travessa, e leve a gratinar no grill do forno. Não exceda mais que cerca de 7 minutos.
- Sirva de imediato, com batatinhas novas cozidas.
- Pode ainda, servir com canoas de endívias com tomates cerejas. Ou ainda, legumes salteados ao alhinho com arroz. Ficará um mimo.