Skip to content

Receita de Bacalhau Gratinado

Receita de Bcalhau GratinadoReceita de Bacalhau Gratinado é uma receita fácil de se fazer e que normalmente todos gostam. Em Portugal o bacalhau faz parte de algumas tradições, existindo diversas formas de o cozinhar.

O bacalhau é uma peixe salgado, seco e naturalmente preparado, pelo que conserva todas as suas propriedades de peixe seco. O bacalhau é bastante nutritivo e muito rico em vitaminas e minerais. Tem uma característica muito importante, é que o seu colestrol é quase zero.

A título de curiosidade, é importante salientar que o bacalhau é mais que o peixe, a carne e o frango.

Ingredientes necessários à confecção desta receita

  • 1 kg de batata
  • 4 postas de bacalhau
  • 3 dl de natas
  • 3 cebolas médias
  • azeite q.b

Preparação do Bacalhau Gratinado

Para iniciar a receita  deve começar por, de véspera, demolhar o bacalhau, para que esta perca grande parte do seu sal.

Quando iniciar a receita, coza o bacalhau em água durante mais ou menos 15 minutos. De seguida, deve escorrer as postas de bacalhau e não desperdice a água. Neste momento, terá que tirar a pele e as espinhas do bacalhau, desfazendo-o em lascas.

Tratado o bacalhau, comece a descascar as batatas e corte-as às rodelas finas. Na água da cozedura do bacalhau, deve escaldar as batatas, durante alguns minutos.
Num tabuleiro, vá fazendo camadas de bacalhau e de batatas (deve terminar com batatas).

Entretanto, corte as cebolas às rodelas e coloque-as numa frigideira com um pouco de azeite para que possam alourar. Assim que as cebolas estiverem prontas, coloque-as sobre as batatas e deve regar tudo com as natas. Se desejar, tape o tabuleiro com folha de alumínio (opcional) e leve ao forno, durante 20 minutos a uma temperatura de 220ºC.

No caso de ter coberto o tabuleiro com a folha de alumínio, quando terminar os 20 minutos, retire a folha e deixe ficar mais 10 minutos no forno. Está pronto a servir!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Siga o Receitas Já
Siga-nos e receba receitas grátis, desta forma esta a apoiar o Receitas Já, se já e fan click em Close para fechar esta mensagem
Receitas no Pinterest


Siga o Receitas Já no Google +
no Google+

Receba as nossas receitas, indique o seu endereço de email: