Maçã escondida na Tarte é uma deliciosa receita! Se pretender, pode fazer esta receita para um lanche, no entanto, também é uma óptima solução como sobremesa. Pode acompanhar uma fatia desta receita, com uma bola de gelado.
Ingredientes necessários para a confeção da Massa
- 280 gramas de farinha para bolos
- 200 gramas de manteiga fria
- 15 mililitros de açúcar em pó
- 1 clara de ovo
- 20 mililitros de água gelada
- 5 mililitros de sumo de limão
- sal
Ingredientes necessários para a confeção do Recheio
- 6 maçãs
- 120 mililitros de açúcar em pó
- + 300 gramas de açúcar em pó
- 90 mililitros de farinha para bolos
- 300 gramas de amêndoas bem moídas
- 300 gramas de manteiga
- 2 vagens de baunilha
- 4 ovos
- Casca de dois limões ralada
- 120 mililitros de passas, embebidas em água quente
Preparação da Massa
- Para dentro de uma taça, peneire a farinha e o sal. Depois, adicione a manteiga e esfregue com os dedos até que a mistura de farinha, fique com uma consistência de migalhas de pão finas. Insira o açúcar em pó e volte a mexer. De seguida, misture as gemas, a água e o sumo de limão. Adicione ainda, os ingredientes secos. Amasse firmemente e divida a massa a meio.
- Enrole as duas massas, em dois pedaços de papel vegetal e coloque no frio durante uma hora, prevenindo deste modo, o encolhimento da massa, durante a cozedura.
- Findo esse tempo, com o apoio de um rolo de cozinha, e numa superfície com farinha, estique a massa, deixando numa espessura de 3 milímetros. Se a massa se partir, volte a juntar a massa.
- Disponha a massa em duas formas, e cubra com o papel vegetal. Leve ao frio novamente.
- Ligue o forno na temperatura de 200 °C e deixe que aqueça, durante cerca de 10 minutos.
- Retire as formas do frio e leve ao forno, durante outros 10 minutos. Nesse momento, retire o papel e coloque novamente no forno mais cinco minutos.
- Deixe as massas, arrefecerem e baixe a temperatura do forno para 180 °C.
Preparação do Recheio
- Leve ao lume uma caçarola com 1 litro de água, o açúcar em pó e as vagens de baunilha, e deixe que levante fervura. Cozinhe em lume brando durante uns 5 minutos.
- Descasque e corte as maçãs a meio, tirando os caroços, deite na caçarola, no fundo de modo, a que possa cobrir com a mistura e cozinhe em lume brando entre 5 a 10 minutos.
- Retire as maças desse molho, deixando escorrer e arrefecer. Quanto ao molho, pode servir dele, como calda juntamente com a tarde de maçã.
- Entretanto, bata a manteiga e o açúcar até que a mistura fique suave. Logo de seguida, adicione os ovos, batendo bem. Depois as amêndoas, a casca de limão e a farinha.
- Vaze, três quartos do recheio, nos moldes já cozidos.
- Corte em lâminas as maçãs e coloque sobre o recheio e por cima as passas.
- Com muita delicadeza e cuidado, despeje o restante recheio entre as fatias de maçã e leve a assar em 35 a 40 minutos, até ficarem firmes e douradas.
- Esta tarte pode ter um requinte muito especial, servida com uma pequena bola de gelado de baunilha, atreva-se!