Uma das vantagens de consumir marisco, é o facto das suas proteínas facilmente absorvidas pelo nosso organismo. O consumo de marisco é uma excelente escolha para todas as idades.
O marisco fornece muito poucas gorduras. Normalmente a forma como estes são preparados e consumidos (molhos) é que fornece a gordura.
Por norma costuma-mos dizer que deve-se comer Sapateira nos meses que têm “R”, pois nesta altura elas estarão mais cheias, isto é, terão mais recheio.
Ingredientes necessários à confeção desta receita
- Meia cebola cortada ao meio
- 1 sapateira
- sal q.b
- 3 folhas de louro
- 100gr de maionese
- 100 gr de pickles
- 1 ovo cozido
- 40gr de tostas
- 1 raminho de salsa
- 2 colheres de chá de mostarda
- Vinho do Porto q.b
Preparação da Receita de Sapateira Recheada
Para dar inicio a esta receita, deve começar por colocar uma panela com água a ferver, e pôr lá dentro a cebola, a folhas de louro e um pouco de sal.
Quando a água estiver a ferver, coloque dentro a sapateira e deixe a cozer durante mais ou menos 20 minutos. Assim que a sapateira estiver cozida, retire-a para uma travessa e deixe-a arrefecer.
Assim que a sapateira estiver fria, pode começar a desmanchá-la. Retire-lhe as patas e, com a ajuda de uma faca, retire a barriga.
Coloque todo o recheio da casca da sapateira dentro de uma taça. Entretanto, retire o recheio das patas da sapateira e deite na mesma taça.
Agora, utilizando uma picadora, pique todo o recheio retirado da barriga e patas da sapateira e coloque novamente na taça. Atenção que deverá picar ligeiramente o recheio.
Entretanto, pique os ovos, os pickles, a salsa e as tostas, e junte à taça onde se encontra o recheio anterior. Acrescente a maionese, o ketchup e a mostarda. Envolva tudo muito bem.
Pode acrescentar um pouco de Vinho do Porto, e volte a misturar bem.
Utilize a carapaça da sapateira, para que possa colocar o recheio obtido. Depois de pronto, deve levar ao frigorifico até à hora de servir.
Bom apetite!