As cerejas são um fruto verdadeiramente excelentes, que pode ser comido sozinho, ou numa boa sobremesa como a Torta de Cereja.
São muitos os benefícios e propriedades das Cerejas, destacando-se o seu importantíssimo conteúdo em antioxidantes. Ajudam a abaixar tanto o mau colestrol como os triglicerídeos, a prevenir as inflamações e o dano provocado pelos radicais livres.
Além disso, contam com um baixo valor calórico, podendo contribuir para a redução dos tecidos adiposos ou a gordura abdominal.
Ingredientes necessários à confeção desta receita
- 300 gramas de açúcar
- 140 gramas de farinha
- 3 ovos
- 6 gemas
- 16 cerejas
- 4 colheres de sopa de leite morno
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sobremesa de farinha maisena
- 1,5dl de leite
- 2 dl de natas
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 limão (casca)
- 50 gramas de chocolate em tablete
- Manteiga, cacau em pó e aroma de baunilha q.b.
Preparação da receita de Torta de Cereja
Iniciamos esta receita por preparar a massa. Para o efeito, misturamos os 3 ovos com as 4 gemas, juntamos 250 gramas de açúcar e batemos até ficar bem firme. Juntamos quatro colheres de sopa de leite morno e umas gotas de aroma de baunilha.
À parte, misturamos as farinhas com a colher de manteiga. Juntamos esta mistura no preparado anterior e envolvemos tudo.
Forramos um tabuleiro com papel vegetal e untamos com manteiga. No tabuleiro vertemos o preparado anterior e levamos ao forno, pré-aquecido a 190°C, por 15 minutos.
Entretanto preparamos o creme. Misturamos 1,5dl de leite com uma casca de limão e deixamos ferver. À parte, misturamos 50 gramas de açúcar, duas gemas e 15 gramas de farinha. Envolvemos este preparado com o leite quente e deixamos ao lume até ficar espesso. Retiramos e deixamos arrefecer.
Terminado o tempo de forno, retiramos o bolo, polvilhamos com açúcar e desenformamos sobre um pano de cozinha. Retiramos o vegetal, deixamos arrefecer ligeiramente e barramos com parte do creme. Polvilhamos com 6 cerejas cortadas em pedaços e enrolamos.
Para terminar, batemos as natas com 2 colheres de sopa de açúcar e com elas cobrimos a torta. Decoramos com as cerejas restantes e o chocolate, derretido em banho-maria.
Polvilhamos com o cacau em pó e está pronta!
Bom apetite!
Receita para 12 porções e tempo estimado de preparação 1 hora.