Estas queijadinhas são uma delicia! Em qualquer situação e ocasião são sempre muito bem recebidas! Deliciosas, é o que se pode dizer.
Para um lanche entre amigos, para uma festa, ou até simplesmente porque nos apetece, o tempo que dispendemos a elaborar esta receita, é de todo muito bem aproveitado.
Só a título de curiosidade, no Algarve, a amêndoa tem muita importância na gastronomia, principalmente no que diz respeito à doçaria. Os seus benefícios para a saúde são imensos!
Ingredientes necessários à confeção desta receita
- 800 gramas de açúcar
- 200 gramas de amêndoa em pó
- 8 gemas
- 6 ovos
- 2 colher de sopa de pão ralado
- raspa de 2 limões
- 400 ml de água
Preparação da receita
Assim, para iniciarmos a confeção destas pequenas maravilhas, devemos começar por juntar num recipiente de vidro, a amêndoa, a raspa de limão e o pão ralado. Misture tudo muito bem e reserve. Entretanto, ligue o forno e pré-aqueça a uma temperatura de 200ºC.
Num tacho, coloque a água e o açúcar e deixe aquecer até que faça uma calda transparente (o chamado ponto de fio). Quando atingir o ponto desejado, retire do lume e não pare de mexer.
Com cuidado, e sem parar de mexer, junte a calda do açúcar à amêndoa. Mexa um pouco e deixe arrefecer.
Depois desta mistura arrefecer, junte os ovos um a um, e vá mexendo sempre em cada adição dos mesmos. De seguida, pode juntar as gemas e misture tudo muito bem.
Agora, pegue em pequenas formas e unte-as com manteiga, polvilhe-as com açúcar e coloque dentro de cada uma, um pouco do creme que preparou.
É, então, altura de colocar as formas num tabuleiro, em que possa ter o fundo coberto com água fria e leve a cozer durante sensivelmente 20 minutos.
Assim que as queijadas estiverem cozidas, desenforme e deixe arrefecer.
Bom apetite!