Skip to content

Receita da Lampreia de Ovos

Receita de Lampreia de OvosLampreia de Ovos, este é um famoso doce, bastante típico na época natalícia! Costuma estar presente na Ceia de Natal.

Ingredientes necessários à confeção desta receita

  • 2 ovos inteiros
  • 20 gemas
  • 0,5 l de água
  • 1 kg de açúcar
  • 1 figo cristalizado
  • 1 cereja cristalizada
  • 3 colheres de sopa de açúcar em pó
  • amêndoas prateadas
  • metade de uma clara de ovo
  • 3 gotas de sumo de limão

Preparação da Lampreia de Ovos:

O açúcar em pó, a clara de ovo e o limão, serão para preparar o glace-real e para decorar. Vai também ser necessário um saquinho de papel vegetal.

Para dar inicio à confeção da famosa lampreia de ovos, deve começar por separar as gemas, misturá-las com os ovos inteiros e bater com uma faca só para os cortar.

Pegue num passador de rede e passe-os por lá, sem forçar muito. De seguida, deite 1kg de açúcar num tacho que seja largo, e misture com 0,5l de água e deixe ferver em lume brando durante precisamente 8 minutos. Depois junte 2 claras de ovo batidas que deve retirar com a escumadeira depois de cozidas, uma vez que o objetivo das claras de ovo é somente provocar espuma no açúcar.

Entretanto, leve outra vez a calda de açúcar ao lume , deite porções de gemas de ovo no funil  e deixe cair os fios no meio do tacho onde o açúcar está a fazer espuma por estar a ferver. Deixe ferver 30 segundos, e vá mexendo os fios com cuidado , virando-os e retirando-os com a escumadeira e pondo-os a escorrer. Vá fazendo desta forma até ter gasto ⅔ das gemas. Sempre que tirar os fios de ovos, deve deitar 2 colheres de água no açúcar, para ir mantendo o ponto.

Assim que tenha preparado os ⅔ das gemas, acrescente 1 dl de água na calda de açúcar, deixe ferver novamente e retire as impurezas com a escumadeira.
Baixe o lume para o mínimo possível, de forma a que quase não se note que ferve e deite uma colher de sopa cheia de gemas. As gemas vão começar a alastrar, e formarão uma espécie de crepe, no inicio transparente. Com uma colher, tente empurrar o ovo  para os lados para que a capa fique o mais fina possível.  Deve deixar cozer lentamente para que se vá tornando cada vez mais opcada e brilhante.

Coloque-lhe a escumadeira por baixo, levante no ar e vire-a ao contrário.

Quando as capas já estiverem prontas, coloque ⅓ dos fios de ovos sobre o prato, ajeitando-os mesmo com a mão até que tomem a forma de um peixe, mais grosso do lado da cabeça e mais fino da lado da cauda.

Cubra os fios de ovos com as capas, e deixe que a capa da cabeça seja mais rija. Com uma tesoura molde-lhe a boca e pode aí colocar um gomo de figo cristalizado com a pele para fora, imitando assim a língua da lampreia.

Em volta pode espalhar os restantes fios de ovos do modo a formar um circulo com a lampreia no meio.
Entretanto, com o açúcar em pó , a meia clara de ovo e as 3 gotas de sumo de limão, prepare um pouco de “glace-real”. Depois prepare um saquinho de papel vegetal encha-o com o “glace” e prepare-o para decorar.

Com duas metades de cereja pode imitar os olhos e com o “glace” desenhe a boca, os dentes, o lombo e os contornos. Pode terminar colocando as amêndoas prateadas nos fios de ovos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Siga o Receitas Já

Receba as nossas receitas, indique o seu endereço de email: