Skip to content

Espetada de Legumes

espetada de legumesQue tal fazer uns grelhados deliciosos e suculentos com legumes?

Ao ar livre, reúna condições para fazer grelhados e, desta vez, com uma opção inovadora, a Espetada de Legumes. Desfrute dos benefícios dos pimentos, da curgete e da beringela. Todos eles com muitas semelhanças, no entanto, o pimento, dá-nos a possibilidade de com ele substituir o sal e a gordura. Excelente para estimular a produção de hormonas como a adrenalina, permitindo o aumento do nosso metabolismo. Apoia na diminuição dos níveis de colesterol e triglicéridos, ricos em vitaminas A, C, sendo deste modo, excelentes anti oxidantes, permitindo destruir os radicais livres, libertando assim o risco de doenças cardio vasculares, cancerosas,….

A curgete, com benefícios semelhantes ao referido anteriormente, realça-se com boas quantidades de ácido fólico, com propriedades anti inflamatórias, entre outros.

Quanto á beringela, salienta-se o reforço das vitaminas do complexo B, e ainda grande percentagem de água, que favorece imenso a hidratação.

Vamos a isso? Espetadas de legumes em barbecue!

Ingredientes necessários à confeção desta receita

  • 8 cebolinhas vermelhas
  • 1 beringela grande
  • 2 curgetes médias agrandes
  • 500 gramas de pimentos verdes, vermelhos e amarelos
  • 3 dentes de alho
  • ovos, consoante o número de pessoas
  • molho para barbecue
  • sal e pimenta
  • 1 decilitro de azeite

Preparação da receita de Espetada de Legumes

Comece esta receita por preparar o grelhador e as brasas.

Entretanto, coloque num tacho, os ovos a cozer. Enquanto cozem, pode adiantar a confeção das espetadas…

Assim, junte todos os legumes, e em água corrente lave muito bem, certificando que remove todas as impurezas. De seguida enxague.

Corte a beringela ás rodelas grossas, e as curgetes, corte ás metades e depois aos pedaços. Descasque as cebolinhas e reserve.

Corte ao meio os pimentos, retire as sementes, e corte aos pedacinhos quadrados. Descasque também os dentes de alho, migue-os, e coloque-os numa tigela misturando com sal, pimenta e o azeite. Depois de bem misturado, adicione de seguida os legumes. Envolva bem com o tempero. Reserve na tigela, tapando com a película aderente, e coloque no frigorífico a marinar, cerca de 30 minutos.

Neste bocadinho, aproveite para descascar os ovos e reserve.

Passados os 30 minutos, prepare então os espetos.

Retire os legumes em marinada do frio, e ecoloque-os em espetos um a um: beringela, pimento vermelho, cebola, curgete, pimento verde, cebola, beringela, pimento amarelo, e assim sucessivamente até que terminem todos os ingredientes.

Terminada essa tarefa, leve ao grelhador e grelhe, untando e pincelando várias vezes com a marinada.

Num prato, poderá colocar, os ovos cortados aos quartos e colocar o espeto, regando com o molho para barbecue.

Bom apetite!

One thought on “Espetada de Legumes

  1. Vera says:

    Estas espetadas são uma ótima ideia. Vegetais no churrasco são sempre boa ideia.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Siga o Receitas Já

Receba as nossas receitas, indique o seu endereço de email: