Receita típica da culinária portuguesa, é muito comum ser opção para a Noite de consoada em muitos lares portugueses, mas também muito boa em qualquer altura do ano.
Na origem do seu nome está a quantidade abundante de azeite que é utilizada na sua confeção. O Lagareiro é o nome que se dá ao indivíduo que trabalha no lagar, na produção de azeite.
Ingredientes necessários à confeção desta receita (4 porções)
- 1,5 kg de polvo
- 1 kg de batatas pequenas
- 600 gramas de cebolinhas
- 1 cebola
- 1 folha de louro
- 6 dentes de alho
- 3 dl de azeite
- Sal grosso q.b.
Preparação da receita de Polvo à Lagareiro
Iniciamos esta receita por amanhar o polvo e colocá-lo a cozer numa panela de pressão com água, a folha de louro, a cebola e o sal, por 20 minutos.
Entretanto preparamos dois tabuleiros que caibam em simultâneo no forno. Num colocamos as cebolinhas e as batatas com casca, previamente lavadas e temperadas com sal grosso. No outro tabuleiro colocamos o polvo, já cozido e cortado em pedaços, juntamente com os dentes de alho com casca. Regamos este último tabuleiro com o azeite e levamos os dois ao forno por 15 minutos, a 200°C.
Passado esse tempo, ao retirarmos as batatas eliminamos-lhes o excesso de sal e pressionamos ligeiramente, uma a uma, é a chamada batatinha a murro.
Colocamos tudo numa travessa de servir e regamos com o azeite e os alhos assados.
Bom apetite!!
Que bom aspeto.,vou fazer.
Gosto muito fies a semana passada e fico um maravilha:-)
parece estar bom
Eu ja comia esta com boa aparenc,ia