O mirtilo é um fruto silvestre com um sabor distinto.
Bastante conhecido pelas suas propriedades antioxidantes, é por muitos conhecido como “o fruto da juventude”. Além de várias vitaminas, o mirtilo é rico em sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro entre outros elementos.
No mundo da culinárias, assume-se como um fruto extremamente versátil, capaz de compor qualquer tipo de prato e dar um toque de elegância à sua mesa, como é o caso de Semifrio de Mirtilos e Romãs.
Ingredientes necessários à confeção desta receita
- 1 base redonda de pão-de-ló
- 130 gramas de mirtilos
- 100 gramas de bagos de romã
- 300 gramas de açúcar
- 100 gramas de queijo-creme
- 8 folhas de gelatina incolor
- 1 iogurte natural
- 1 laranja
- 2dl de licor de romã
- 3dl de natas
- 1dl de água
Preparação da receita de Semifrio de Mirtilos
Iniciamos esta receita por misturar metade do açúcar, com o sumo de uma laranja, o queijo e o iogurte. Reservamos.
Em seguida, demolhamos as folhas de gelatina em água fria. Em banho-maria, levamos ao lume 50ml de natas com seis das folhas de gelatina escorridas. Envolvemos com o preparado anterior juntamente com as restantes natas batidas.
Colocamos o pão-de-ló num prato de servir e envolvemos com um aro redondo. Vertemos o preparado das natas sobre o bolo e levamos ao congelador até solidificar.
Entretanto, levamos ao lume a água com o restante açúcar, até obter ponto de pérola. Acrescentamos as duas folhas de gelatina restantes e o licor de romã e mexemos até dissolver. Deixamos arrefecer e juntamos os bagos de romã. Vertemos a calda sobre o bolo e levamos ao frigorífico, por tempo não inferior a 2 horas.
Na hora de servir, retiramos cuidadosamente o aro e decoramos com os mirtilos.
Bom apetite!
Receita calculada para 10 porções e com um tempo estimado de preparação de 1 hora.