A receita do Folar da Páscoa de Lamego, é apenas uma das formas de fazer o saboroso Folar da Pascoa.
Ingredientes necessários à confeção desta receita para o Folar
- 50 ml de leite morno
- 40 gr de fermento padeiro
- 100 gr de açúcar
- 600 gr de farinha
- 4 ovos
- 1 colher de sobremesa de canela em pó
- 100 gr de manteiga
- 1 pitada de erva doce
- farinha
- manteiga
- canela em pó
- ovo batido
- amêndoas coloridas
- canela em pó
- fios de ovos
Preparação do Folar da Pascoa de Lamego
Para dar inicio à confeção desta receita, deve começar por primeiro FAZER A MASSA, e desse modo, deve dissolver o fermento no leite morno e de seguida misturar com a farinha, o açúcar, os ovos, a manteiga, a canela e a erva-doce. Agora, amasse até conseguir obter uma massa homogénea. Assim que estiver, coloque-a numa tigela e tape com um pano para que possa levedar, até que dobre de volume.
O próximo passo a fazer é MOLDAR A MASSA, e para isso deve colocar a massa sobre uma superfície plana polvilhada com farinha. Divida a massa em seis partes iguais e coloque cada uma em forma de bola. Unte uma forma redonda com manteiga. De seguida, espalme uma das bolas e coloque-a no fundo da forma. Deve pincelar esta massa com ovo batido e polvilhá-la com canela em pó.
Entretanto, coloque as restantes bolas sobre a esta massa e pincele cada bola com ovo (deve deixar a levedar durante 30 minutos). Vá ligando o forno a 180ºC e, quando este atingir a temperatura desejada leve o folar ao forno a cozer durante mais ou menos 40 minutos.
Como alternativa e, se desejar, pode cozer 4 ovos, em água temperada com sal e com cascas de cebola, o que tornará os ovos mais escuros. Molde o folar, de seguida, coloque-o sobre o tabuleiro untado com manteiga e pincele-o com ovo batido. Coloque os ovos cozidos por cima, faça 4 rolinhos com um pedaço da massa e disponha-os sobre os ovos. Deve levar a cozer a meio do forno durante 50 minutos.
Curiosidades:
Em Portugal existem diferentes espécies de folares, pois eles vão variando de região para região. No entanto, o mais comun de todos é aquele que nos faz lembrar um regueifa. No sul de Portugal, os folares são redondos e espessos, tradicionalmente comem-se no Domingo de Páscoa. Em Lisboa os folares têm uma forma ovolada, mas é na região de Trás-os-Montes que o folar leva mais condimentos, incluido carne. Por norma, os folares em Trás-os-montes e Mirandela são feitos em casa no forno onde normalmente se coze o pão, mas é curioso que existem algumas padarias que emprestam apenas o forno para que as pessoas possam cozem o seu folar.
Folar da minha linda cidade….
Falar tao bom. Supostamente para a pascoa .